O REVERSO DE UM VÔO VIRTUAL

Executivos da Novalogic contam como a empresa e o F-22 Raptor nasceram

O mercado de simuladores de vôo está mais competitivo. A cada dia os usuários podem contar com jogos mais realistas cuja tecnologia tem ampliado o número de jogadores. Tudo muito real neste universo de virtualidade. Para falar sobre tendências, Senha conversou com John Garcia, presidente e diretor executivo da Novalogic, e também com David Seeholzer, vice-presidente de software da empresa, que gerenciou o projeto F-22 Raptor

 

Senha - Quando o senhor resolveu fundar a Novalogic? Conte sua experiência antes de começar este trabalho

Garcia - Sou formado em Psicologia pela De Paul University e também tenho um diploma em cinema pela London Film School. Troquei o cinema pelo setor de entretenimento interativo no início dos anos 80 quando entrei na DataSoft, uma das maiores publicadores de jogos de computador da época. Na DataSoft, programei o Zaxxon, um dos primeiros grandes sucessos da Apple II. Depois, tornei-me vice-presidente de desenvolvimento de software. Comecei a Novalogic em 85, em minha própria casa. Vi uma oportunidade no mercado com base em minha experiência na DataSoft. Essa empresa lançava cerca de 20 títulos por ano e apenas uns três jogos faziam sucesso. Minha estratégia, ou "nova lógica", que é a idéia do nome Novalogic, foi trocar quantidade por qualidade. O meu projeto era produzir aoenas jogos que tivessem o potencial de fazer sucesso, em vez de desperdiçar recursos em produtos sem muitas perspectivas de serem comercialmente viáveis.

Senha - Quais são, na sua opinião, as tendências do mercado de simuladores de vôo?

Garcia - Estamos trabalhando em um ambiente muito mais competitivo, o que é bom, porque os produtos estão sendo aperfeiçoados. Se olharmos os simuladores de hoje e compararmos com os de três anos atrás, percebemos o avanço gigantesco que foi feito. A Novalogic está segura de que pode acompanhar esse ritmo de mudanças na qualidade dos produtos. Acreditamos que nosso conhecimento das tecnologias fundamentais de software, de veículos militares e de usuários de jogos nos permitirão produzir os melhores produtos do gênero.

Senha - Como está o mercado atualmente?

Garcia - O que vemos como um enorme desafio são as fusões dentro do setor, surgindo algumas empresas muito grandes. Essas empresas, por seu próprio tamanho e quantidade de recursos, conseguem criaruma imágem favorável de um produto que leva os usuários a acreditar que o jogo é melhor do que realmente é. Isso é um desafio. Felizmente, sabemos que não se pode enganar todo mundo o tempo todo, assim, no final, os melhores produtos irão prevalecer.

Senha - E quais são os desafios?

Garcia - À medida em que o mercado for amadurecendo e os produtos forem se aperfeiçoando, o desafio número um será produzir jogos mais realistas que sejam acessíveis e satisfatórios para um público mais amplo, Uma das maneiras de conseguir isso é concentrar-se em produtos multijogador de grande escala, ambientados em universos realistas e contínuos em que os jogadores possam ter batalhas constantes e decidir entre o combate de diferentes veículos dentro de um mesmo ambiente. Isso requer aumento de tecnologia e, ao mesmo tempo, é importante não perder de vista aquilo que torna os simuladores divertidos e interessantes de jogar. Nessas duas áreas a Novalogic é muito competitiva. Estamos rpontos para o desafio.

Senha - Um perito em simuladores de vôo tem capacidade de pilotar um avião de verdade?

Seeholzer - Dominar um jogo de computador é totalmente diferente de pilotar um avião real e não dá ao usuário todas as habilidades necessárias para operar uma aeronave, de fato. Porém, se um jogador tiver um domínio sólido de simulador de vôo de combate, ele pode estar um passo à frente dos estudantes de pilotagem que não tenham se tornado especialistas em simuladores de vôo de computador. Na verdade, temos informações de que jogos de simulação de vôo tornaram-se parte do treinamento de alguns militares norte-americanos.

Senha - Como funciona o recurso de combate online pela internet? Ele está dando certo no site da Novalogic?

Seeholzer - Gastamos muito tempo e energia para desenvolver a capacidade multijogador do F-22 Raptor pela Novalogic. Nosso objetivo era criar um jogo tão fluente e uniforme, quanto possível. Apesar dos problemas de latência inerentes à internet, acreditamos que seu efeito sobre o jogo tenha sido minimizado com sucesso. Estamos continuamente aperfeiçoando e refinando a NovaWorld para melhorar a funcionalidade multijogador e a diversão para os usuáios. Desde o lançamento do Raptor, recebemos muitos comentários de pessoas falandode sua satisfação com a capacidade multijogador.

Senha - Existe um joystick ideal para jogar um simulador de vôo?

Seeholzer - O mercado dispõe de muitos manches de qualidade. Tudo depende dos gostos e preferências de cada usuário. A Novalogic suporta todos os principais joysticks projetados para o Windows 95.

Senha - Quando o projeto do F-22 Raptor começou?

Seeholzer - Começamos a desenvolver o F-22 Raptor depois de terminar o F-22 Lightning II e o projeto durou um ano. O ponto principal em nossas metas de desenvolvimento era possibilitar que um grande número de pessoas jogassem juntas e umas contra as outras. Queriamos construir um grande ambiente multijogador para o Raptor.

Senha - Quais foram os maiores problemas encontrados durante o projeto? Alguma história interessante para contar?

Seeholzer - Houve dois desafios importantes durante o desenvolvimento do Raptor. Um deles era desenvolver as grandes capacidades multijogador pretendidas e assegurar que elas tivessem o melhor funcionamento possível. O outro era testar a função multijogador, o que exigia que muitas pessoas jogassem a simulação. Isso foi particularmente difícil, porque a Novalogic não é uma empresa tão grande. Em muitas ocasiões durante os testes do Raptor, tivemos que convocar funcionários de toda a empresa - desde os da área de recursos humanos até os da contabilidade-, de forma que todos pararam o que estavam fazendo e juntaram-se a nós na função multijogador. Foi uma experiência que criou muita união dentro da empresa.

Senha - Houve ajuda da Força Aérea americana ou de algum profissional no desenvolvimento do Raptor?

Seeholzer - Fizemos uma parceria com a Lockheed Martin Skunk Works para desenvolver o F-22 Raptor. O jogo deu início à Lockheed Martins Fighter Series (Série de Caças da Lockheed Martins). Em vários aspectos, as metas da Novalogic aproximam-se de muito dos fabricantes e dos serviços militares: criarveículos mais fáceis de operar e reduzir a carga de trabalho do operador para que ele possa concentrar-se na missão. No F-22 Raptor, temos o modelo de vôo mais realista entre todos os tipos de simulação do F-22 disponíveis. Tivemos opiniões diretas diretas de pilotos do F-22 sobre o desempenho de nosso produto em relação à aeronave real e, além disso, também recebemos informações de como os produtos da concorrência se comparam aos dos caças de verdade. Acredito que criamos um produto muito melhor pela parceria com a Lockheed Martins SkunkWorks e nosso sucesso de vendas é a prova.